Coisas do Coração

Dicas para um bom coração

Posted in Coração by adilson borges on 9 de abril de 2009
A nebulosa coração, captada pela Nasa

A nebulosa Coração, captada pela Nasa

              

 

  • Vá regularmente ao cardiologista 
  • Não fume
  • (Um fumante tem pelo menos o risco dobrado (2.14 mais) de desenvolver  cardiopatia. O  risco varia de acordo  com quantidade de fumo e a duração do vício. Mais tabaco, maior risco).
  • Procure manter peso ideal
  • (Calcule seu índice de massa corporea (IMC). Segundo a Organização Mundial da Saúde, o IMC é igual ao peso dividido pela altura ao quadrado:  IMC = Peso (kg)/Altura 2 (cm))
  • Controle a pressão arterial
  • (Na maioria dos portadores da doença, a hipertensão não causa sintoma.  O Brasil tem  mais de 15 milhões de hipertensos)
  • Pratique atividade física – se não houver restrição médica
  • (Os inativos têm o dobro da possibilidade de desenvolver doenças coronarianas do que os indivíduos ativos, independentemente de outros fatores de risco)
  • Mantenha alimentação saudável
  • (Consuma alimentos frescos como frutas,  verduras, peixes e pão integral; evite gorduras saturadas, encontradas na manteiga, produtos de origem animal, óleo de coco e azeite de dendê. Elas aumentam o mau colesterol (LDL). Colesterol é uma gordura sintetizada pelo fígado e que está presente em alimentos de origem animal. O HDL é considerado o bom colesterol)
  • Evite excesso de bebidas alcoólicas
  • (O consumo excessivo de álcool está relacionado ao aparecimento de doença coronariana, aumento de peso e da pressão arterial, infarto agudo do miocárdio etc)
  • Ev ite ou pelo menos administre o stress
  • (A tensão emocional é importante risco para a hipertensão e as doenças do coração em geral. Por isso, planeje  melhor a vida, divida responsabilidades e dê a mesma importância aos vários setores da vida – o social, afetivo, familiar e profissional. Crie atividades de lazer com a família e amigos) 

 Fonte: Cuidados com o coração, do doutor Juarez Magalhães Brito, e Manual de Alimentação saudável, do Serviço de Nutrição do Hospital Aliança, Salvador.

4 Respostas

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  1. Biaggio said, on 9 de abril de 2009 at 19:18

    É quase impossível viver seguindo todas essas regras, mas elas servem como um bom parâmetro ou pelo menos uma meta, talvez utópica. Outro dia fiz o cálculo da obesidade e estou na margem tolerada, mas quero baixar mais um pouco o valor. Nós temos que apertar em alguns dos itens para afrouxar no da bebida, pois esse está vinculado diretamente com o de baixar o stress. Jeane lhe achou ótimo. Abraços.

  2. adilson borges said, on 9 de abril de 2009 at 21:22

    Subscrevo. És um sábio Biaggio.Troco um maço de cigarro por meia garrafa de vinho, sem pestanejar. Um abraço

  3. Damile said, on 16 de abril de 2009 at 21:31

    Para mim, dessa lista o mais difícil é administrar o stress. Estou tentando terapia, exercícios físicos, um dia chego lá.
    Os outros ítens eu chamo a atenção de painho pelo menos uma vez por semana, mas ele não parece estar preocupado com isso por enquanto.
    Claro que fugir um pouco da lista às vezes faz parte, mas ao menos para mim, o prazer de estar cuidando do meu corpo na maioria das vezes supera o de comer aquela coxinha que olha para mim todos os dias na porta do escritório bem na hora do lanche.
    Beijos!

    • adilson borges said, on 16 de abril de 2009 at 22:52

      Oi, Dam, tava com saudade, nunca mais passou por aqui. Beijo. Ha! beijo reduz stress!


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